Salineras: Conheça as incríveis piscinas de sal do Peru

O Peru, é certamente um dos destinos mais surpreendentes da América do Sul, e talvez do mundo. Cada canto deste incrível país abriga uma surpresa diferente. Quando viajamos para conhecer a maravilhosa Machu Picchu (veja nossas dicas para Economizar nessa viagem), não tínhamos ideia do que encontraríamos nos outros sítios arqueológicos. Compramos o boleto turístico e nos aventuramos nas vans que as agências colocam a disposição para desbravarmos estes lugares. 

Obviamente que tivemos inúmeras surpresas pelos caminhos, como as belíssimas paisagens montanhosas e o estilo de vida simples dos peruanos. Mas um dos lugares que mais nos prendeu a atenção e nos deixou boquiabertos ao chegarmos, certamente foi a Salineras de Maras, que é basicamente uma mina de sal, de onde o povo de maras extrai o sal para a venda.

Salineras vista de Cima ainda.

O local em si já chama a atenção logo de chegada, um enorme e complexo conjunto de mais de 3 mil “piscinas de sal” que estão ali a mais de 2 milênios. A beleza e complexidade só aumenta quando um guia conta como aquela “produção” de sal foi criada. E o mais impressionante: de onde vem a água. SIM, nós provamos para ter certeza, pois estávamos desconfiados que o guia estivera contando papo furado. Mas é verdade: a ÁGUA SALGADA desce das montanhas, isso mesmo, das montanhas. 

Cercada por montanhas

Logo após provarmos a água que desce das montanhas o guia nos deu um fruto local que chama Physalis, ela remove a sensação de ter sal ou deixar a boa salgada. Além deste benefício, o fruto é considerado medicinal, ele é conhecido por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, e diminuir o colesterol.

Physalis, o fruto medicinal

 

Piscinas de Sal

O sal é extraído através de um processo simples de evaporação. Eles enchem uma piscina e esperam a água evaporar. Este processo é repetido 3 vezes em cada piscina, por um período de 10 meses, e assim conseguem extrair cerca de 150 quilos de sal de cada uma.

Detalhe de uma das piscinas
A Cibele sentindo o sal por entre a água

Após o sal ser iodado e preparado para o consumo, eles fabricam diversos tipos de sais que servem para uma diversidade de coisas, até curas terapêuticas, relaxamento e para , claro, cozinhar.

Ainda impressionado com a Salineras
É sal pra caramba!


Logo na entrada das Salineras há um pequeno mercado de produtores onde é possível comprar produtos derivados de sal, e até é possível encontrar chocolate com sal (ACREDITEM!).

Detalhe dos torrões de sal que encontramos pelo caminho
A borda fica desta forma devido ao sal


COMO CHEGAR?

Mapa da localização de Maras

As Salineras de Maras ficam a cerca de 40km de Cusco, sentido noroeste. Próximo a elas também estão os Morays, e o passeio aos dois lugares pode ser combinada no mesmo trajeto.

A forma mais fácil de chegar às salineras é através de uma excursão contratada em Cusco (que geralmente inclui outros passeios).

Se você tiver seu veículo próprio, pode ir desta forma. Só fique atento, porque os caminhos não são bem sinalizados.

O que acharam deste lugar? Incrível mesmo não é?!

Se precisar de dicas, é só comentar abaixo!

 

Cusco, mochilão, Peru, Salineras de Maras, travel, viagem, Viagem e destinos, viajantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *