Conheça Novo Hamburgo, a Capital Nacional do Calçado

Dizem que para viajar não é preciso ir longe, isto é verdade. Você pode começar por sua cidade, cidades vizinhas, dentro do seu estado e por aí ir indo! Você viaja quando sai da sua zona de conforto para encontrar coisas novas que no

cotidiano natural do dia-a-dia não consegue parar e observar. Pensando nisso montamos um roteiro pertinho da gente, com muitas opções bacanas para quem quer conhecer a famosa Novo Hamburgo, cidade considerada capital nacional do calçado e que mantém muitas belezas naturais, muita história e opções para lazer. Vem com a gente? Vamos conhecer um pouco mais daqui?

Santuário das Mães

No auge de Novo Hamburgo, com excelente vista panorâmica para a cidade, o santuário possui bela arquitetura e modernidades como: ar condicionado split, microfone, caixa-de som, bancos estofados, apoio para joelhos estofados, luzes para iluminação colorida e câmera de vigilância. Linda por dentro com seus vitrais azuis que transmitem paz e encanto … e maravilhosa por fora com seu formato inusitado e ainda com uma vista para o vale. Há muitas pessoas que passam pela BR e é possível avistá-la acima de um morro roubando a cena da estrada.
Ali se pode desfrutar a tranquilidade, paz e serenidade do recolhimento da Igreja Católica contemplando uma vista magnífica da cidade. Uma bela pausa espiritual na correria do dia-a-dia este. É um belo local para uma respirada e retomada de forças. Independente da crença um destino que vale a pena ser visitado.
Ao redor do Santuário há um grande espaço com bancos à sombra para um belo dia em família. Flores, árvores, pinheiros, hortênsias e muito verde propício também ao lazer, piqueniques com crianças ou por aqueles que apreciam a vida ao ar livre.
Dica: Recomenda-se ir de carro e o acesso mais fácil se dá vindo da BR-116 e pegando acesso para a RS-239. O acesso é fácil, todo asfaltado, sinalizado e o estacionamento é bem amplo.

Parcão

Logo na entrada o cheirinho de lanches atrai atenção de quem chega ao local com pipocas, sacolé, batata chips, cachorro quente, algodão doce, churrasquinho, salsichão, brigadeiro e muito mais! Os amantes de esportes podem aproveitar as quadras, academia ao ar livre e as trilhas. É um dos melhores lugares da cidade para as crianças brincarem e os pais relaxarem com um bom chimarrão no inverno ou tererê no verão!

Pedalar, jogar, fazer piquenique, caminhar… Seja qual for a sua vibe, um ótimo local para se estar…

O Parque Henrique Luiz Roessler, conhecido da população de Novo Hamburgo como Parcão tem infra-estrutura em boas condições. Banheiros, gramados aparados, quadras de esporte, campos de futebol e recantos para picnic. Há também a presença da Guarda Municipal que faz a segurança do local e há muitos brinquedos de madeira para as crianças. Logo na entrada é possível ver as regras de convivência em um painel para que o parque permaneça preservado durante o uso recreativo de todos. Os Vendedores ambulantes ficam somente na entrada do parque.

O Parcão, dispõe de 54,1 hectares de vegetação nativa, é entrar e sentir-se em contato com a riqueza da fauna e da flora rio-grandense. O ambiente é muito limpo e seguro, alguns finais de semana chega a  dar muita concentração de pessoas que aproveitam para descansar, brincar, passear com os seus animais de estimação, praticar exercícios ao ar livre, enfim, curtir o dia com muita descontração.

Biblioteca Municipal Machado de Assis

Construída em 1908 o prédio já abrigou até uma escola. Em 1978, a edificação foi tombada como patrimônio público e entregue à população como definitiva sede da Biblioteca.

Para fazer a carteira que dá direito à retirada de livros o usuário precisa ser morador de Novo Hamburgo, e levar uma foto 3×4, comprovante de residência atualizado e o RG (não é necessário cópia). Os menores de 14 anos precisam comparecer acompanhados de um responsável para fazerem o cadastro.

Consultas de livros e periódicos no local não exigem cadastro para realizar consultas locais a periódicos e livros.

Monumento ao Sapateiro

Inaugurado em maio de 1979. Obra do artista Flávio Scholles, o monumento é uma homenagem aos operários das fábricas de calçados. São seis relógios estilizados, com oito horas cada. As horas representam a jornada diária de trabalho – e cada relógio representa um dia da semana. Os operários são muito importantes para o Município de Novo Hamburgo que é a Capital Nacional do Calçado por causa de seus esforços
Devido a construção da linha do Trensurb acaba ficando um pouco escondido. Por ser um monumento em uma rótula dificulta o acesso já que é uma via muito movimentada, porém, de qualquer forma é uma das obras de grande significado para a cidade.

Catedral Basílica São Luiz Gonzaga

A Catedral Basílica São Luiz Gonzaga possui um design e arquitetura belíssimos. Esta igreja católica está aberta ao público diariamente. Faz parte do turismo em Novo Hamburgo, e é lindíssima por dentro e por fora. Grande e bem conservada, é muito organizada com área externa com bancos e jardim. Além de ampla tem excelentes afrescos e pinturas feitos por pintores da própria cidade e outros também gaúchos. Os Banheiros são muito bem conservados. Ao estacionar fora você paga um cartão tipo zona azul até 1 real e fica tranquilo. Nas ruas ao lado da catedral fica o centro principal da cidade com várias lojas de sapatos e próximo a ela está a famosa rua dos calçados. Para os religiosos é um lugar que acalma, dá confiança e força.

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana – Igreja da Ascensão

No centro da cidade, em estilo gótico, a Igreja da Ascensão representa a cultura alemã, através da religião evangélica. Bem conservada, é lugar obrigatório a ser visitado na cidade de Novo Hamburgo. É uma igreja da década de 1950 em estilo gótico autentico lindíssima situada em área de fácil acesso com uma decoração interna muito bonita e autentica porém enxuta, vale destacar os trabalhos em madeira, um gigantesco e magnífico lustre ao centro e aos fundos lindos vitrais que trazem luz e cor ao ambiente. Com arcos e arabescos em grande estilo, o ambiente é agradável e aconchegante. Conta com órgão alemão antigo com ótima sonoridade. Ambiente convidativo à meditação e recolhimento. Durante a semana permanece fechada. Caso deseje fazer uma visita interna é necessário acompanhar os horários que é aberta ao público.

Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno

Em 5 de abril de 1982, Novo Hamburgo inaugurou o Centro Municipal de Cultura. O prédio possui seis andares e abriga o Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno. A escultura que fica em frente ao teatro foi criada pelo artista plástico Marciano Schmitz, em 1982 e feita especialmente para a fachada. A ideia foi retratar a Cultura como uma figura feminina. Os rostos que a cercam representam o grande palco e as classes sociais sendo que as localizadas mais acima estão sorrindo e a medida que elas se aproximam do interior, os semblantes ficam entristecidos. É Um teatro de médio porte, mas com toda a estrutura necessária para assistir espetáculos com todo o conforte e segurança. Um bom espaço para a arte e cultura da cidade.

Fundação Ernesto Frederico Scheffel

A Fundação Scheffel é um espaço cultural destinado às artes. Neste museu estão expostas as obras de Ernesto Frederico Scheffel, artista plástico gaúcho. O museu está instalado em um prédio construído em 1890 de estilo neoclássico, localizado no bairro Hamburgo Velho. Em seus três andares estão expostas pinturas, esculturas, desenhos e partituras musicais, de acordo com as diferentes fases do artista Ernesto Frederico Scheffel, constituindo-se numa das maiores pinacotecas do mundo entre as compostas por obras de um mesmo artista. A casa onde atualmente funciona a Fundação Scheffel serviu as pessoas como diferentes formas: como residência, como local de eventos culturais, como casa comercial e até como hospital. O prédio hoje abriga mais de 400 obras de Ernesto Frederico Scheffel. Digno de comparação aos lugares mais visitados da Europa, pois se assemelha muito aos de qualquer cidade onde tem um acervo cultural tão rico e deslumbrante. Também serve de cenário para primorosos concertos e apresentações musicais. Visita obrigatória para os admiradores de arte!

Museu Casa Schmitt Presser

Um autêntico exemplar da arquitetura enxaimel, típica dos primeiros imigrantes alemães. Dentro da casa, é possível observar objetos utilizados pelos primeiros colonos que se estabeleceram por ali. 

Praça Heitor Villa Lobos

A Casa da Praça é uma ocupação cultural que integra artistas, educadores e coletivos da cidade. O objetivo é a integração cultural e reeducação urbana com palestras e trocas de experiências, além de músicas e exposições. Entre as ações desenvolvidas estão o Piquenique Cultural Casa da Praça e o Manouche Manolo Jazz Club. É opção para quem está em Novo Hamburgo em busca de uma verdadeira integração cultural com música, arte e informação para começar bem a semana. Chimarrão, cadeiras de praia, mantas e até almofadas completam os piqueniques do público que visitam a praça em dias de eventos para apreciar as apresentações. Essa participação das pessoas tem demonstrado que a atividade de oferecer cultura em um espaço público que estava sem uso antes está cada vez mais em crescimento. Um ótimo lugar de descontração com os amigos. Bate-papo, brechó, artesanato, fotografias, discos em vinil, música ao vivo, yoga, proporcionam ao público uma aproximação com as mais diversas culturas, além de chamar a atenção para assuntos como ecologia, nutrição, plantas medicinais e qualidade de vida.

Parque Floresta Imperial

Considerado uma das principais áreas públicas de Novo Hamburgo. No centro do parque encontra-se o Monumento à Bíblia, obra realizada pelo artista hamburguense Marciano Schmitz. A história do Parque Floresta Imperial remonta a meados do século passado. Quando Dom Pedro II em uma de suas visitas ao Rio Grande do Sul passou pela cidade. Dizem que teria se hospedado na casa antiga, na entrada do parque. O que é mais provável, na verdade, é que seus oficiais tenham ali pernoitado. Os soldados ficaram acampados ao redor da casa, na área que hoje compreende o parque. Daí a denominação Floresta Imperial. Nos seus 7,5 hectares há gramados, vegetação e muitas árvores. Dispõe ainda de 55 churrasqueiras, cancha de esportes, campo de futebol, galpão crioulo, restaurante, sanitários e tanques. Assemelha-se um pouco com o Parcão, porém há mais áreas com sombras no verão devido a grandes árvores que cercam o local.

Lomba Grande

Bairro rural de Novo Hamburgo, possui área de 156 quilômetros quadrados, perfazendo um total de dois terços da área da cidade. Lomba Grande também abrigou os primeiros imigrantes alemães que se instalaram na região e atualmente constitui-se em um dos principais pontos de visitação da cidade, onde os atrativos naturais do bairro são voltados para o lazer e o turismo. São hípicas, sítios de lazer, balneários que permitem atividades ao ar livre como cavalgada, turismo de aventura, contato com animais, recreação em piscinas, montanhismo, ciclismo e uma série de outras atividades. O visitante que vier a Novo Hamburgo e preferir um programa no campo, tem a opção da Rota Rural em Lomba Grande com pescarias, trilhas ecológicas passeios de bote, carreta de boi, charretes, pôneis, cavalo, locais para esporte, banho de piscina, ordenha de vacas leiteiras, visita a criação de animais, lavoura, pomar, comercialização de produtos coloniais e gastronomia.

Toda esta estrutura está montada em uma série de sítios e balneários do bairro rural. Fora isto, há também a encantadora natureza que embeleza em verde a zona rural. A paisagem é coberta por morros esculturais, uma vegetação surpreendente e cachoeiras espalhadas por todos os cantos do lugar.

Fenac

Parque de exposições e eventos onde ocorre a Fimec, Feira da Loucura por Calçados, Feipet, Expo Motorhome, Construsul, Mostratec e muitos outros eventos que você pode acompanhar no site oficial aqui: www.fenac.com.br

Bancas

Um dos lugares mais frequentados por moradores da cidade e também de cidades vizinhas. É o local que nunca dorme, fica 24 horas por dia em atividade, e você pode encontrar lanches e bebidas diversas. Se você estiver pela cidade e não encontrar nenhum local aberto, pode ter certeza que as bancas estarão! Como de costume, vale lembrar para tomar cuidado a noite, pois o local fica em rua aberta.

Monumento ao Imigrante

Esse é o monumento mais antigo da cidade – foi construído em 1927, em comemoração ao centenário da imigração alemã. O projeto foi elaborado pelo arquiteto Ernest Karl Ludwig Seubert. Ele também era um imigrante: nasceu na Alemanha em 1876 e veio para o Brasil em 1913. O monumento tem forma octogonal e uma torre central de vinte e três metros de altura. A escadaria interior dá acesso a sacadas. Os dois últimos pavimentos formam uma cobertura. A visitação é gratuita na sede da Sociedade Aliança.

Rua dos Calçados

A grande produção calçadista de Novo Hamburgo impulsionou a formação de um nicho específico de mercado na cidade: o de lojas que vendem calçados diretamente ao consumidor por preços mais baratos! A rua Magalhães Calvet, no centro de Novo Hamburgo, reúne em torno de 35 lojas de calçados, oferecendo preços baixos. Pra quem está em busca de comprar com descontos vale a pena! Já tivemos sorte de comprar muitas vezes calçados de marcas famosas com bons preços! A melhor dica é nunca compre de primeira, pesquise e pesquise, pois além da variedade de modelos e cores há variedades de preços também!

Igreja Evangélica Hamburgo Velho

Lugar acolhedor, com uma praça gramada e parquinho infantil que favorece a visita com crianças. A Igreja possui uma torre única com relógio.  Os detalhes na Madeira e o vitral do altar dão um toque especial. Seu interior é rico em detalhes artísticos rústicos e possui um lindo órgão de tubos. Os bancos possuem almofadas para aprimorar o conforto durante os cultos. Periodicamente promove eventos junto à comunidade, como almoços, jantas, bailes, café colonial, entre outros. Esta igreja evangélica também se destaca pelo vasto jardim e sua ampla escadaria. Um ótimo lugar para tomar um chimarrão e ver o tempo passar mais devagar, apreciando a arquitetura dos prédios históricos a sua volta.

Igreja Católica Nossa Senhora da Piedade

Uma igreja com uma arquitetura e história riquíssima. Possui artes religiosas de extremo significado e importância. Poucas pessoas se arriscam a explicar o por que desta igreja ser em homenagem a Nossa Senhora da Piedade, o que é incomum na imigração germânica. Os mais antigos contam que uma carroça com dois burricos empacou com a imagem de Nossa Senhora em frente à capela, não saindo dali de modo algum. Impossibilitados de prosseguir viagem, os carroceiros optaram por deixar a imagem no local criando-se, assim, a capela em honra à Virgem das Dores. Na Igreja atualmente são realizados inúmeros casamentos, tendo em vista a beleza interior da Igreja.


I Fashion Outlet

Boas lojas e bons descontos. Com tempo e paciência dá pra fazer bons garimpos. Estacionamento gratuito metade fechado e aberto, praça de alimentação e as principais lojas do Iguatemi com preços até 70% mais baratos. Parada obrigatória para quem quer fazer compras de marcas famosas de roupas, calçados, brinquedos e até tecnologias. O I Fashion é um shopping diferente porque não é fechado. É  um verdadeiro Shopping a céu aberto! Seus corredores são ventilados. Quando há promoção os preços são bem mais atrativos.
Há também bons lugares para comer, tanto abertos como fechados que ficam na praça de alimentação.  Dica: Reserve um dia ou um período do dia para conseguir boas promoções. Algumas lojas não oferecem quase nenhum desconto mas a maioria sim! Portanto não saia comprando de primeira!

Bourbon Shopping

O shopping de Novo Hamburgo tem poucas lojas, dentre elas algumas conhecidas, a Renner, C&A, Imaginarium, Cacau Show, Multisom, Boticário, Americanas, entre outras.
Tem lojas de celulares e eletros para casa, mas infelizmente nenhum mercado.
No segundo andar tem uma praça de alimentação com algumas opções de lanches e refeições. No terceiro andar encontra-se o Cinespaço com cinema e playground para crianças. Não é um grande shopping com muitas variedades. Mas para quem está de passagem talvez uma opção de parada, principalmente porque ele fica bem próximo a parada de trem de Novo Hamburgo. Em dias de calor é pra onde os gaúchos correm já que o shopping tem um bom ar condicionado e banheiros bem limpos.

Há muitos lugares para conhecer em uma cidade, basta abrir os olhos quanto as oportunidades, pesquisar e ir! Para viajar não é preciso muito, uma dose de inquietude, uma de coragem, outra de aventura. E assim seguir! Como você pode ver, há muitas opções em Novo Hamburgo, agora você já pode montar seu roteiro com base neste e acrescentar ou retirar alguns. Faça seu roteiro e depois nos conte como foi!

Para ver o mapa com os locais que visitamos, clique no link a seguir: https://goo.gl/maps/UHZCCvCX9s32

alemanha, bancas, bourbon shopping, calçados, capital dos calçados, Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, Construsul, Expo Motorhome, fábrica de calçados, Feipet, Feira da Loucura por Calçados, fenac, Fimec, i fashion outlet, imigração alemã, lomba grande, Monumento ao Sapateiro, Mostratec, museu, Museu Casa Schmitt Presser, nh, noia, novo hamburgo, parcão, Parque Floresta Imperial, Parque Henrique Luiz Roessler, Praça Heitor Villa Lobos, Rio Grande do Sul, Rota Romântica, ruados calçados, santuário das mães, sapateiro, serra gaucha, Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Developed By Vedrak